Da Fórmula de Disputa
Art. 5º – O Campeonato Goiano de Profissionais da 1ª Divisão – Edição 2021 será disputado em 04 (quatro) Fases:
1ª FASE
Art. 6º – Na 1ª Fase as 12 (doze) associações estão divididas em 02 (dois) grupos assim constituídos, através de definição por ocasião do Conselho Técnico realizado dia 15 de dezembro de 2020, tomando por base a classificação final do Campeonato Goiano da 1ª Divisão de 2019 mais os dois que ascenderam na Divisão de Acesso de 2019, diante do aspecto que o Campeonato Goiano da 1ª Divisão de 2020 ainda não foi concluído.
GRUPO A (Atlético, Jataiense, CRAC, Itumbiara, Grêmio Anápolis e Anápolis)
GRUPO B( Goiás, Vila Nova, Goianésia, Aparecidense, Iporá e Jaraguá)
Os jogos acontecerão dentro dos respectivos grupos em turno e returno, contagem corrida de pontos ganhos, 10 jogos para cada associação, classificando-se os quatro primeiros colocados de cada grupo para as Quartas de Final, enquanto o 6º e último colocado de cada grupo será rebaixado para o Campeonato Goiano da Divisão de Acesso de 2022.
§ Único – Caso duas ou mais associações terminarem a 1ª Fase em igualdade de pontos ganhos, para se conhecer a associação melhor colocada, inclusive para efeito do rebaixamento, serão adotados individual e sucessivamente os seguintes critérios de desempate:
a) Maior número de vitórias na 1ª Fase;
b) Melhor saldo de gols na 1ª Fase;
c) Maior número de gols à favor na 1ª Fase;
d) Vantagem no confronto direto considerando apenas os resultados dos dois confrontos, sem o saldo de gols e quando envolver exclusivamente duas associações para o desempate;
e) Menor número de cartões vermelhos recebidos na 1ª Fase;
f) Menor número de cartões amarelos recebidos na 1ª Fase;
g) Sorteio.
Art. 7º – Na hipótese de alguma associação abandonar ou ser excluída do Campeonato, serão adotados os seguintes procedimentos:
§ 1º - Esta associação já será uma das 2 (duas) rebaixadas.
§ 2º - Se o abandono de que trata o ‘caput’ deste artigo ocorrer depois que a associação iniciou sua participação no Campeonato, os resultados de suas partidas serão mantidos, e em seus demais jogos constantes da tabela, os seus adversários serão considerados vencedores por W.O., conforme estabelece nesse caso, o Regulamento Geral das competições promovidas pela FGF.
2ª FASE (Quartas de Final)
Art. 8º – As 08 (oito) associações classificadas na 1ª Fase, formarão 04 (quatro) grupos de 2 (duas) associações cada e jogarão dentro de cada grupo, em jogos de Ida e Volta, sendo que a partida de volta (2º jogo) terá o mando de campo da associação melhor colocada na 1ª Fase, ou seja, as associações 1ª e 2ª colocadas de seus grupos na 1ª Fase, terão o mando de campo da partida de volta. Classificam-se para a Fase Semifinal, a associação que obtiver o maior número de pontos ganhos nas duas partidas em cada um dos grupos.
§ 1º – A composição dos 04 (quatro) grupos desta Fase ficam assim constituídos:
Grupo “C” – 1ª colocada do Grupo A da 1ª Fase X 4ª colocada do Grupo B da 1ª Fase
Grupo “D” – 1ª colocada do Grupo B da 1ª Fase X 4ª colocada do Grupo A da 1ª Fase
Grupo “E” – 2ª colocada do Grupo A da 1ª Fase X 3ª colocada do Grupo B da 1ª Fase
Grupo “F” – 2ª colocada do Grupo B da 1ª Fase X 3ª colocada do Grupo A da 1ª Fase
§ 2º – Caso as duas associações de cada grupo, após o 2º jogo tenham conquistado o mesmo número de pontos ganhos, estará classificada para a Fase Semifinal a associação com o melhor saldo de gols nesta Fase (somente nos dois jogos), persistindo a igualdade, a definição da associação classificada para a Fase Semifinal se dará através da decisão por pênaltis, de acordo com o que preceitua a International Board.
3ª FASE (Semifinal)
Art. 9º – As 04 (quatro) associações classificadas nas Quartas de Final, formarão 02 (dois) grupos de 2 (duas) associações cada e jogarão dentro de cada grupo, em jogos de Ida e Volta, sendo que a partida de volta (2º jogo) terá o mando de campo da associação melhor colocada na somatória de pontos ganhos da 1ª Fase + Quartas de Final, ou seja, ao longo de todo o Campeonato, utilizando-se os critérios de desempate constantes do parágrafo único do artigo 6º deste Regulamento Específico, exceto a alínea d) do mesmo, caso seja necessário, considerando os feitos ao longo de todo o Campeonato. Classificam-se para a Fase Final, a associação que obtiver o maior número de pontos ganhos nas duas partidas em cada um dos grupos.
§ 1º – Caso ocorra o previsto no artigo 7º deste Regulamento Específico, será adotado o índice técnico (número de pontos ganhos dividido pelo número de jogos realizados) para a definição da(s) associação(ões) detentora(s) do mando de campo da partida de volta, extensivo, caso seja necessário, também às alíneas a), c), e) e f) do parágrafo único do artigo 6º deste Regulamento Específico, exceto a alínea b), cuja aferição independe do número de jogos realizados pelas associações e excluindo a alínea d) do citado ‘critérios de desempate’.
§ 2º – A composição dos 02 (dois) grupos desta Fase ficam assim constituídos:
Grupo “G” – 1ª colocada geral da 1ª Fase + Quartas de Final X 4ª colocada geral da 1ª Fase + Quartas de Final
Grupo “H” – 2ª colocada geral da 1ª Fase + Quartas de Final X 3ª colocada geral da 1ª Fase + Quartas de Final
§ 2º – Caso as duas associações de cada grupo, após o 2º jogo tenham conquistado o mesmo número de pontos ganhos, estará classificada para a Fase Final a associação com o melhor saldo de gols nesta Fase (somente nos dois jogos), persistindo a igualdade, a definição da associação classificada para a Fase Final se dará através da decisão por pênaltis, de acordo com o que preceitua a International Board.
4ª FASE (Final)
Art. 10 – As duas associações classificadas na 3ª Fase (Semifinal) decidirão o título de Campeã Goiana de Profissionais da 1ª Divisão – Edição 2021, em 2 (dois) jogos, Ida e Volta, sendo que a partida de volta (2º jogo) terá o mando de campo da associação que tiver conquistado o maior número de pontos ganhos ao longo de todo o Campeonato (1ª Fase + 2ª Fase (Quartas de Final) + 3ª Fase (Semifinal)), ou seja, ao longo de todo o Campeonato, utilizando-se os critérios de desempate constantes do parágrafo único do artigo 6º deste Regulamento Específico, exceto a alínea d) do mesmo, caso seja necessário, considerando os feitos ao longo de todo o Campeonato, sagrando-se campeã a associação que conquistar o maior número de pontos ganhos nos dois jogos.
§ 1º – Caso ocorra o previsto no artigo 7º deste Regulamento Específico, será adotado o índice técnico (número de pontos ganhos dividido pelo número de jogos realizados) para a definição da associação detentora do mando de campo da partida de volta, extensivo, caso seja necessário, também às alíneas a), c), e) e f) do parágrafo único do artigo 6º deste Regulamento Específico, exceto a alínea b), cuja aferição independe do número de jogos realizados pelas associações e excluindo a alínea d) do citado ‘critérios de desempate’.
§ 2º – Caso as duas associações finalistas, após o 2º jogo, tenham conquistado o mesmo número de pontos ganhos, será declarada Campeã, a associação com o melhor saldo de gols nesta Fase (somente nos dois jogos), persistindo a igualdade, a definição da associação campeã se dará através da decisão por pênaltis, de acordo com o que preceitua a International Board.