25 de novembro de 2024
  • WhatsApp
  • Comunicar erro

Campeonato Goiano - Terceira Divisão 2018 Masculino

  • Da Fórmula de Disputa

    Art. 6º - O Campeonato será disputado em 03 (três) Fases:

    1ª FASE

    Art. 7º - Na 1ª Fase, as 09 (nove) associações participantes estão divididas em 02 (dois) grupos, o Grupo ‘A’ com 04 (quatro) associações, e o Grupo ‘B’ com 05 (cinco) associações, assim constituídos através da regionalização, por ocasião do Conselho Técnico da competição, realizado dia 24/07/2018: Grupo A (Aparecida, Mineiros, Raça e Rioverdense); Grupo B (Inhumas, Monte Cristo, Morrinhos e Pires do Rio).

    Os jogos acontecerão dentro dos respectivos grupos, em Turno e Returno, classificando-se para a 2ª Fase (Semifinal), as duas primeiras colocadas em número de pontos ganhos de cada um dos 02 (dois) grupos.

    § Único – Caso duas ou mais associações terminarem esta 1ª Fase com o mesmo número de pontos ganhos em cada um dos 2 (dois) grupos, para se conhecer a associação melhor colocada, serão adotados individual e sucessivamente os seguintes critérios de desempate:

    a) Maior número de vitórias;
    b) Melhor saldo de gols;
    c) Maior número de gols a favor;
    d) Vantagem no confronto direto, levando-se em consideração os 2 (dois) jogos desta 1ª Fase, considerando, se necessário, inclusive o saldo de gols normal destes 2 (dois) jogos, quando o empate, ao chegar neste ítem, envolver apenas e tão somente 2 (duas) associações;
    e) Menor número de cartões vermelhos recebidos;
    f) Menor número de cartões amarelos recebidos;
    g) Sorteio.


    2ª FASE (SEMIFINAL)

    Art. 8º - As 04 (quatro) associações classificadas na 1ª Fase, formarão 02 (dois) grupos de 02 (duas) associações cada e jogarão dentro de cada grupo, em jogos de Ida e Volta, sendo que a partida de volta (2º jogo), de cada grupo, terá o mando de campo da associação 1ª colocada em seu grupo na 1ª Fase. Classificam-se para a Fase Final, quando inclusive já conquistam o acesso ao Campeonato Goiano da Divisão de Acesso (2ª Divisão) – Edição 2019, a associação que obtiver maior número de pontos ganhos nas duas partidas, em cada um dos 2 (dois) grupos.

    § 1º - Caso as 2 (duas) associações do grupo, após o 2º jogo, tenham conquistado o mesmo número de pontos ganhos, para se conhecer a associação classificada para a Fase Final e consequentemente para o Campeonato Goiano da Divisão de Acesso (2ª Divisão) – Edição 2019, recorrer-se-á ao melhor saldo de gols dos dois jogos, ocorrendo empate no saldo de gols, estará classificada a associação mandante do jogo de volta de seu grupo.

    § 2º – A composição dos 2 (dois) grupos desta 2ª Fase (Semifinal) ficam assim constituídos:

    Grupo ‘C’ = 1ª colocada do Grupo ‘A’ X 2ª colocada do Grupo ‘B’

    Grupo ‘D’ = 1ª colocada do Grupo ‘B’ X 2ª colocada do Grupo ‘A’
    3ª FASE (FINAL)

    Art. 9º - Na Fase Final, as 2 (duas) associações classificadas, oriundas da 2ª Fase (Semifinal), decidirão o título de Campeã Goiana de Profissionais da Terceira Divisão – Edição 2018, em um Único Jogo, sendo esta partida realizada no campo de mando de jogo da associação que tiver conquistado o maior índice técnico (número de pontos ganhos dividido pelo número de jogos realizados) ao longo de todo o Campeonato (1ª Fase + 2ª Fase (Semifinal)), sagrando-se a vencedora, Campeã do Campeonato.

    § 1º – Caso as duas associações tenham durante todo o Campeonato conquistado o mesmo índice técnico, para se conhecer a associação mandante desta partida, serão adotados individual e sucessivamente os seguintes critérios de desempate:

    I- No caso das duas associações finalistas terem disputado o mesmo número de jogos no Campeonato (1ª Fase + 2ª Fase (Semifinal)):

    a) Maior número de vitórias no Campeonato (1ª Fase + 2ª Fase (Semifinal));
    b) Melhor saldo de gols no Campeonato (1ª Fase + 2ª Fase (Semifinal));
    c) Maior número de gols a favor no Campeonato (1ª Fase + 2ª Fase (Semifinal));
    d) Menor número de cartões vermelhos recebidos no Campeonato (1ª Fase + 2ª Fase (Semifinal));
    e) Menor número de cartões amarelos recebidos no Campeonato (1ª Fase + 2ª Fase (Semifinal));
    f) Sorteio.

    II- No caso das duas associações finalistas terem disputado número diferente de jogos no Campeonato (1ª Fase + 2ª Fase (Semifinal)):

    a) Melhor saldo de gols no Campeonato (1ª Fase + 2ª Fase (Semifinal));
    b) Sorteio.

    § 2º - Caso ocorra empate na partida única da Fase Final (Decisão do Campeonato), será declarada campeã da competição, a associação mandante da mesma, que então terá a vantagem do empate na partida única da Fase Final (Decisão do Campeonato).

    § 3º - Caso a definição do local desta partida única da Fase Final (Decisão do Campeonato) seja através de sorteio, de acordo com a letra b) do ítem II do parágrafo 1º deste artigo destas Normas, e apenas nesse caso, a definição do Campeão do Campeonato será através dos tiros livres a gol da marca do pênalti, de acordo com o que preceitua a ‘International Board’.

    § 4º – Ao final da competição, as duas associações Campeã e Vice-Campeã da Terceira Divisão – Edição 2018, ascenderão à Divisão de Acesso (2ª Divisão) de 2019.
Desenvolvido por brgomes.com