A edição 2017 da Copa Sul Americana conta com 44 equipes distribuídas da seguinte maneira: 6 brasileiras, 6 argentinas, os demais países membros da Conmebol terão 4 representantes.
A Primeira Fase será formada por vinte e duas chaves de duas equipes cada uma, definidas mediante sorteio. As equipes disputarão jogos de ida e volta. Os ganhadores classificarão à Segunda Fase do Torneio, vinte e duas equipes classificadas da Primeira Fase, que se somarão dez equipes procedentes da Copa Bridgestone Libertadores 2017.
Estes serão: –das quatro equipes eliminadas da Fase 3 da Libertadores, as duas de melhor performance; e –as oito equipes que ocuparam o terceiro lugar dos seus respectivos grupos da Libertadores; ficando assim trinta e duas equipes.
Nesta etapa, seguindo o sistema copeiro (mata-mata), as equipes se enfrentarão em 16 emparelhamentos que disputarão os jogos de ida e volta, avançando os ganhadores.
A rodada seguinte, das oitavas de final, os 16 classificados jogarão em 8 emparelhamentos, com similar sistema de ida e volta, dando lugar aos seus ganhadores para avançar à fase das quartas de final.
Dos quatro duelos de quartas os ganhadores avançarão às semifinais e, destas, surgirão os finalistas.
Durante a Primeira fase até a semifinal, os critérios de desempate serão os seguintes:
1º) Maior saldo de gols;
2º) Maior número de gols pró assinalados no campo do adversário;
3º) Cobrança de pênaltis, de acordo com os critérios adotados pela International Board.
Em caso de empate na decisão, o campeão será a equipe com saldo de gols. Se mantiver a igualdade no tempo normal, a decisão vai para a prorrogação com dois tempos de 15 minutos. Se permanecer o empate, o campeão será definido nas penalidades.