Solimar Oliveira
Por Thiago Martins / Portal 730
Com gol aos 50 minutos do 2º tempo, Goiás vence a Anapolina por 1 a 0
Após muito equilibrio, Erik sofre pênalti aos 48 minutos e aos 50, Clayton Sales dá a vitória ao Goiás na abertura do Campeonato Goiano. Mesmo com a parte física abaixo da Anapolina, Goiás teve as melhores chances no Jonas Duarte.
Toda estreia é complicada, é o que dizem. Estrear em uma competição de alto nível com apenas 15 dias de treinamento é ainda mais complicado. Só que mesmo mostrando deficiências e contra um time melhor fisicamente, o Goiás saiu de campo com os três pontos. No último minuto, Erik foi derrubado na área e aos 50 minutos da etapa final, Clayton Sales fez o gol que deu a vitória por 1 a 0, na tarde deste sábado, no Jonas Duarte.
O Jogo
Como já era programado pelos esmeraldinos, os primeiros minutos foram complicados. Com a empolgação da torcida e a parte física mais bem desenvolvida, a Anapolina sempre rondava a área esmeraldina, mas não levava um perigo tão exagerado. O primeiro chute do Goianão 2014 veio dos pés de Clayton Sales, em cobrança de falta, que subiu muito e quase foi parar na arquibancada do Jonas Duarte.
Aos 11min, Fabrizzyo, o camisa 10 da Xata, quase deu uma aula de como cobrar falta: em tiro direto da meia-lua da grande área, o meia cobrou no canto esquerdo, onde estava o goleiro Renan, mas ela passou raspando a trave. Apesar da intensidade da partida, os lances do gol custavam a sair. O Goiás só colocou o goleiro André Luís para trabalhar aos 40min, quando em cobrança de escanteio, Valmir Lucas, já caído, chutou no canto e o goleiro saltou para defender.
O que marcou a etapa inicial foram, na verdade, o número excessivo de erros de passes, tanto de um lado quanto de outro. No Goiás, Welinton Junior desperdiçou três contra-ataques e irritou a torcida esmeraldina. Do lado da Rubra, o alvo foi o camisa 10 Fabrizzyo, que prendia a bola em demasia. Quando ele “soltou” a bola, o gol quase saiu. Aos 46, o camisa 10 lançou para Viola, mas Renan saiu nos pés do atacante e deu rebote, que Danilo dominou, passou pelo camisa 1, mas acabou travado por Clayton Sales, evitando gol certo.
2º tempo
Como o que importa no futebol é o gol, o técnico Claudinei Oliveira tentou mudar um pouco o esquema ao colocar Léo Bonatini, um atacante de área, no lugar de Rychely. A alteração surtiu efeito e o Goiás começou a dominar as ações, criando duas boas chances em sequencia. Primeiro, aos sete minutos, Clayton Sales tentou chute cruzado e André Luís defendeu em dois tempos. Depois, aos oito, foi a vez de Ramon disparar de fora da área, mas a bola subiu e passou por cima.
A Anapolina, mesmo com tempo maior de pré-temporada, não mostrava o mesmo gás da etapa inicial, e até por isso, o técnico Alfinete fez duas mudanças, colocando Celinho e Charles nos lugares de Fabrizzyo e Danilo. Só que, quem teve as melhores chances foi o Goiás. Aos 22, após cruzamento da direita, Araújo acertou um sem pulo, em cheio, mas o goleiro da Xata salvou. Aos 28, André Luís voltou a impedir o gol esmeraldino em chute rasteiro de Bonatini.
Léo Bonatini, aliás, passou a ser alvo nos contra-ataques esmeraldinos e, aos 31, quase inaugurou o marcador com um gol de placa: após passe de Thiago Mendes, a zaga falhou e o atacante tentou por cobertura, mas a bola saiu à direita do gol.
Claudinei Oliveira ainda tentou lançar o garoto Erik na partida, mas com menos de 10 minutos em campo, o jovem não conseguiu produzir muita coisa. Antes de fim, aos 44, a Anapolina teve outra grande chance nos pés de Charles, mas Renan mostrou arrojo e saiu nos pés do jogador. Aos 48 minutos, veio o lance da partida: Erik tocou a bola na frente e foi derrubado dentro da área. André Luís Castro não hesitou e marcou a penalidade, para desespero dos jogadores da Anapolina. Na cobrança, Clayton Sales bateu com categoria e deu a vitória ao Verdão.
FICHA TÉCNICA
ANAPOLINA 0 X 1 GOIÁS
Local: Estádio Jonas Duarte, em Anápolis (GO)
Data: 18/01/2014 - Sábado
Horário: 17h
Árbitro: André Luís Castro
Assistentes: Fabrício Vilarinho (FIFA) e Ygor Monteiro
Renda: R$112.650,00
Público: 7.320 pagantes
Cartões amarelos: Pedro Henrique, Abuda (GOI); Rafinha (ANA)
GOL: Clayton Sales 50’ 2T (0-1)
ANAPOLINA: André Luís, Ceará, Neto, Jacó e Rafinha; André, Renato Xavier, Felipe Baiano (Paulista) e Fabrizzyo (Celinho); Danilo (Charles) e Viola
Técnico: Alfinete
GOIÁS: Renan, Clayton Sales, Valmir Lucas, Pedro Henrique e Juliano; Amaral, Thiago Mendes, Ramon e Araújo (Erik); Rychely (Léo Bonatini) e Welinton Junior (Abuda).
Técnico: Claudinei Oliveira
Fechar crônica