Cristiano Andujar
Por Globoesporte.com
Avaí vence o Goiás, aumenta série invicta e agrava crise esmeraldina
Com o resultado, time catarinense chega à quinta partida consecutiva sem derrota. Goianos acabam a rodada na zona de rebaixamento
O Avaí segue sem perder no período pós-Copa do Campeonato Brasileiro. Neste domingo, o time do técnico Antônio Lopes venceu o Goiás por 4 a 1, na Ressacada, em partida válida pela 12ª rodada da competição. E agravou o mau momento vivido pelo time esmeraldino, que entrou em campo desfalcado de Romerito e Rafael Moura, além de não contar com o técnico Leão à beira do campo – os três estão suspensos pelo STJD por conta do tumulto em que se envolveram no Barradão, após o duelo contra o Vitória. Para piorar, os goianos, que foram comandados pelo auxiliar e sobrinho do treinador, Fernando Leão, terminam a rodada na zona de rebaixamento. Émerson e Davi, duas vezes, marcaram os gols dos catarinenses no primeiro tempo. Na segunda etapa, Bernardo descontou para os goianos, mas Robinho fez o quarto.
Com o resultado, os avaianos – que venceram três e empataram duas depois do fim da Copa do Mundo – seguem na quinta colocação, com 19 pontos. O Goiás tem 12 e é o 17º.
Gols em sequência
Em seu retorno à meta do Goiás, a invencibilidade de Harlei só durou oito minutos. Em cobrança de falta à direita da área esmeraldina, Robinho fez o levantamento para a chegada de Émerson, que cabeceou para o fundo das redes. E apenas um minuto depois, aos nove, Roberto aproveitou a saída errada da zaga goiana, invadiu a área pela direita, foi à linha de fundo e cruzou para Davi, também de cabeça, ampliar para o time catarinense. O nervosismo do setor defensivo goiano ficou ainda mais evidente aos 16, quando Harlei recebeu passe fora da área e correu para dentro da área, para segurar a bola, quando Robinho pressionou.
O terceiro gol avaiano quase saiu aos 25, quando Caio fez bela jogada no meio de campo, fez o passe longo para Robinho, na direita, e, no cruzamento para a entrada da área, Davi tentou tocar no canto esquerdo de Harlei, que fez a defesa. Inofensivo, o Goiás arriscava chutes de fora da área, mas dava pouco trabalho a Renan.
Aos 29, uma cobrança de tiro de meta malfeita por Harlei deixou Roberto com a bola no pé, na entrada da área goiana. O camisa 9 avançou, cortou a zaga e chutou, mas Ernando conseguiu cortar para escanteio. Os visitantes tiveram um momento de organização, aos 39, e trocaram passes até que Carlos Alberto invadisse a área, pela esquerda, mas o meia tentou cavar um pênalti e desperdiçou a boa oportunidade.
Mas uma nova trapalhada da zaga do Goiás, aos 41 minutos, acabou se transformando no terceiro gol do Avaí. Na tentativa de sair jogando, Rafael Tolói entregou a bola para Davi, que, de perna esquerda, encobriu Harlei. Apesar do pouco tempo restante na primeira etapa, aos 44 o auxiliar Fernando Leão tirou Wellington Saci e pôs Marcão no jogo. Aos 45, Bernardo teve boa chance de marcar o primeiro dos visitantes, mas chutou fraco, em cima de Renan. No contra-ataque, quase o quarto do Avaí, mas Davi chutou em cima de Harlei.
Goiás tenta reagir
O Goiás voltou com novidades para a segunda etapa. Wellington Monteiro substituiu Douglas, e Carlos Alberto passou a atuar pela direita. O jogo demorou a retomar o ritmo do primeiro tempo. Aos nove, Rivaldo mostrou visão de jogo e fez um belo lançamento para Roberto, dentro da área, mas o atacante pegou mal na bola e desperdiçou. Pouco depois, aos 11, Caio aproveitou a sobra, na entrada da área, só que chutou por cima do gol.
Aos 18, nova mudança no Goiás – saiu Otacílio Neto para a entrada de Diogo Galvão. E, se a defesa goiana já havia ajudado os donos da casa algumas vezes, aos 23 os anfitriões devolveram o favor. Davi saiu jogando errado, e Bernardo mandou uma bomba certeira no ângulo para diminuir.
Aos 30, o técnico Antônio Lopes fez sua primeira alteração – Pará na vaga de Davi. E apesar da saída do goleador do time, o Avaí fez mais um logo em seguida. Aos 32, Caio invadiu a área pela esquerda e cruzou para o meio da área, onde Robinho só teve o trabalho de deixar a bola desviar em suas pernas e estufar as redes. Com a vitória praticamente definida, Lopes pôs Vandinho no lugar de Robinho.
Se o time avaiano já havia mostrado serviço diante de sua torcida, aos 37 foi a vez de o jovem Renan, convocado para a seleção brasileira, roubar a cena. Em falta cobrada por Bernardo, o goleiro mergulhou para fazer bela defesa com a mão direita e evitou o segundo gol goiano. Ainda houve tempo para mais uma substituição catarinense. Caio deu lugar a Marcos, que ajudou o time a administrar o placar até o apito final.
Fechar crônica